sábado, 22 de janeiro de 2011

12° dia: aproveitando os últimos dias

Hoje acordei um pouco mais tarde, fui ao supermercado, fiz almoço e quando a Ju foi trabalhar, saí para o centro. Cheguei à estação Cinelândia e me informei sobre a visita guiada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O valor da visita é de R$ 10. Na hora, achei caríssimo o valor, mas compreendi que essa valor é bastante acessível após o "tour".
O teatro foi restaurado em 2009 e 2010, quando completou 100 anos. A visita inicia numa sala de cinema onde é projetado um vídeo sobre o restauro. Nesse momento já se percebe a imensidão e riqueza do prédio. Foram 850 dias de trabalho, mais de 500 pessoas envolvidas. O resultado parece ótimo pois o teatro é realmente muito bonito.
O tempo da visita é de aproximadamente 1 hora. São dois guias levando um grupo de 20 pessoas. Achei bem bacana.

Após a visita guiada, encontrei Hélio, Darliton e Isael pois queríamos ir à exposição do Escher no Centro Cultural Banco do Brasil. Não conseguimos pois o local estava lotado!! = /
Caminhamos pelo centro, tirando fotos e observando os prédios antigos. Conheci o Centro Cultural dos Correios, o Paço Imperial, o Palácio Tiradentes. Após, fomos de carro à Copacabana. O caminho é lindo de observar... A orla, o aterro do Flamengo, a praia de Botafogo, o Pão de Açúcar, o Cristo. :)
Andamos um pouco por Copacabana e então, retornei à Laranjeiras para me arrumar e dar uma volta à noite com a Ju.

painel "Estrelas no Theatro"
eu, tentando tirar foto na sala de espetáculo
pedi para o guia tirar a foto.

entrada do teatro. balcão nobre.

vista do balcão nobre

Biblioteca Nacional vista do balcão nobre.

no painel: Tragédia. Shakespeare. Sófocles.
e eu retorcida tentando pegar um ângulo bacana para a foto. :)
na escadaria do teatro.
Copacabana Palace.
desculpa, gente, acabou a bateria da câmera e não pude tirar fotos do meu quarto... :P