sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

11° dia: Pão de Açúcar, literatura e muito suor

Ontem conheci o bairro Santa Teresa. É considerado o local dos boêmios intelectuais da cidade. Adorei. Os bares são legais, música boa, gente interessante. Para variar, entrei num sebo e fiquei horas olhando tudo. Havia um café no local, com música ao vivo. Um cara tocando sax e mais dois acompanhando (não lembro os instrumentos! ai...). Ficamos um tempo olhando e, como a Rachel e os americanos queriam jantar e o local não havia refeição, fomos a outro bar.
Ir embora de Santa Teresa émeio complicado. Ainda mais ontem que era feriado. Resolvemos descer a pé mesmo, pois é muito perto da Lapa. Chegamos à Lapa, Juliana, Rachel, Eric e Joshua foram para um lado e eu, como fazia um caminho oposto, peguei uma van até Ipanema. Aliás, esse esquema da van é bem interessante. A pessoa paga R$ 2,20 e anda pra caramba. E o melhor de tudo: largaram-me a uma quadra do hostel. Como Ipanema é uma praia bastante movimentada, não tem problema algum.

Hoje eu realmente acordei cedo. Eu queria muito que o dia rendesse pois comecei a me dar conta que já estou indo embora. Essa cidade possui tantos atrativos, tantos lugares interessantes e começo a achar que 15 dias é um tempo muito pequeno para visitar tudo. Ainda tem tanta coisa pra fazer!!! :(
Começo a sentir saudade daqui, mas ao mesmo tempo tenho saudade do conforto da minha casa, do meu carro (principalmente do ar-condicionado), do meu notebook (acabei não trazendo por medo), da comida do meu pai, da minha família, dos meus amigos, dos meus livros e da minha cama. Na verdade, penso que essas coisas todas poderiam ter vindo comigo durante a minha estadia no Rio.
Às 8 da manhã arrumei tudo pois teria que sair do hostel até o meio dia, tomei meu café da manhã e fui para o Pão de Açúcar. Sei que "lindo" é uma palavra muito utilizada nesse blogui, no entanto não saberia descrever de forma fiel o que é conhecer esse lugar. Primeiro, a Urca é um bairro realmente muito bonito. Quando eu e Juliana estávamos no ônibus não conseguíamos conversar muito pois a vista nos hipnotizava. Os prédios são antigos e bastante conservados e pareceu-me mais tranquilo. Passamos em frente à universidade, acho que UFRJ.
Chegamos à estação do Bondinho, compramos o ingresso, R$ 44 (dói na alma, mas eles aceitam cartão de crédito! uhu!) e subimos!!!
A vista é simplesmente M A R A V I L H O S A !! A primeira subida é até o morro da Urca. O espaço é grande, bastante arborizado, obviamente, tem lojas, lanchonetes, uma área verde para passear, bancos para descansar. Enxerga-se a cidade, o mar, o aeroporto Santos Dumont, o Cristo, tudo!
A segunda subida de bonde é até o Pão de Açúcar. Gostei muito desse passeio e confesso ter gostado mais dessa vista que a vista do Cristo porque lá do Corcovado a cidade parece menor, e o espaço é para tirar foto e ir embora. No Pão de Açúcar a cidade está mais próxima e tem onde sentar, descansar e desfrutar o momento. Fiquei bastante tempo sentada, olhando lá de cima os aviões pousando, os barcos no mar, os carros andando na cidade, as nuvens em volta do Corcovado, os pássaros voando... Estava muito quente, mas havia uma brisa ótima.
Voltamos do passeio, buscamos nossas malas no Terrasse Hostel e as roupas na lavanderia, pegamos um táxi até Botafogo. Juliana hoje vai para Minas e eu para o bairro Laranjeiras novamente (aliás, estou aqui nesse momento!).
Após essa função das malas, fui até a Casa de Rui Barbosa trabalhar um pouquinho. Já havia agendado com o responsável pelo acervo literário do Lúcio. Foi uma pesquisa muito interessante e emocionante. Li algumas cartas que pertencem à correspondência pessoal do autor e me deparei com várias cartas do Carlos Drummond e Manuel Bandeira. Chegou a me dar um aperto na garganta ver a letra desses poetas tão pertinho assim de mim. Li bastante, pensei bastante, anotei bastante, enfim, foi produtivo. Retornarei na segunda-feira.
Fui ao shopping, comi, retornei ao El Misti para pegar minha mala que havia deixado lá e vim até a casa da Juliana e da Drica.
Agora estou aqui, curtindo um ventilador, pensando nessa viagem, nessas descobertas, nessas mudanças na minha vida e no caminho que devo seguir. As cartas foram inspíradoras...
Esse é o meu último final de semana no Rio e eu estou bastante emocionada. Impossível não querer voltar.




subindo até o morro da Urca

ao lado direito, o primeiro bondinho (1912) ao lado esquerdo, o segundo.
As estátuas são homenagens aos idealizadores.
eu, a vista e o heliporto.

descendo do Pão de Açúcar até o morro da Urca

2 comentários: